EMPREENDEDOR DE SUCESSO

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Pequenas e médias empresas: vale a pena contratar estagiários?

Isso motiva o restante da equipe, traz novos ares e muitas inovações
Redação Catho Empresas
Atualizado em 21/05/2015 12:18:29
  
Esta semana oficialmente começam as aulas em escolas, faculdades e demais instituições educacionais. Esta época do ano também é conhecida por ser a melhor para a contratação de estagiários e trainees, mas nem todas as organizações possuem programas voltados para este público. Em pequenas e médias empresas por exemplo, a pergunta “por que contratar um estagiário?” é frequente.
O investimento e a possibilidade de ao final do estágio ir para outra organização são motivos a serem levados em consideração. São preocupações válidas, é claro, mas podem ser minimizada. Na atualidade, a competitividade é muito acirrada e, além da concorrência por clientes e fornecedores, as organizações também competem pelos melhores profissionais.
Segundo a coach e palestrante Dolores Affonso, se a empresa tem um bom programa de estágio e trainee, o risco de perder bons funcionários para outras empresas é menor, pois irá treinar, formar e preparar os profissionais, avaliando seu desempenho e interesse em permanecer na organização e, ao final do programa, reterá os melhores talentos.
Pequenas e médias empresas: vale a pena contratar estagiários? (Foto: Reprodução)
Mesmo não tendo um programa de estágio e trainees, se a organização contratar trainees e estagiários por meio de um processo seletivo efetivo, conseguirá filtrar aqueles realmente interessados em seguir carreira na empresa. Por outro lado, se mantiver um bom clima organizacional, um ambiente de trabalho sadio, lideranças diferenciadas, investir na formação deste profissional iniciante, lapidando seu talento e oferecendo oportunidades de crescimento na carreira, remuneração e benefícios, formará um capital humano de alto nível de performance e motivado a permanecer na empresa.
Mas este processo de seleção precisa ser bem detalhado, não exigindo experiência, já que estagiários e trainees buscam oportunidade de aprender e de aliar conhecimento e prática, mas buscando cursos que se encaixem nos objetivos da empresa e pessoas com as habilidades e competências necessárias à função. Outro ponto importante a ser observado é o perfil do candidato e as possibilidades de se integrar à equipe, se adaptar à cultura e trazer inovações.
Mas o que a organização ganha com tudo isso?
O maior ganho de uma organização ao contratar adequadamente estagiários e trainees é a renovação, a inovação, a criatividade trazida por esses profissionais iniciantes que estão com todo o “gás”, que querem se sobressair e fazer a diferença. Isso motiva o restante da equipe, traz novos ares e muitas inovações, pois o intercâmbio entre o mercado e a sala de aula faz com que escolas e empresas evoluam constantemente.
Novas tecnologias, processos, segmentos de mercado, fornecedores, matérias-primas, bem como novos olhares e estratégias, busca de sustentabilidade e eficiência são estudadas e implementadas neste processo de contratação de estagiários e trainees. Portanto, todas as áreas da organização são beneficiadas e podem se atualizar, se tornar melhores, mais produtivas e gerar menos custos, ou seja, se tornarem mais eficientes.
Outro ponto interessante é o custo com a mão de obra. No Brasil, os investimentos e gastos com a contratação e manutenção de funcionários é enorme e, ao se contratar estagiários e trainees, com a Lei do Estágio (nº 11.788, de 25 de setembro de 2008), estes custos se tornaram menores, possibilitando maior investimento na formação e na preparação do profissional.
Também é importante o intercâmbio com os colegas e a prática focada e diversificada, ou seja, conhecer diversos setores e funções na organização para que se tenha o conhecimento integral do funcionamento da empresa, e a prática, muitas vezes supervisionada, de funções específicas da área na qual o estagiário está se formando. Vale lembrar que estes novos profissionais aprendem muito, mas também têm o que ensinar.
Criatividade, inovação, busca por melhores resultados, maior eficiência nos processos e efetividade nas estratégias são pontos fundamentais para uma organização crescer, se fortalecer e posicionar no mercado, e isso é possível ao se integrar “sangue novo” ao capital humano de uma organização.
E aí, sua empresa tem estagiários e trainees? Pense nisso!
*Dolores Affonso é coach, palestrante, consultora, designer instrucional, professora e idealizadora do Congresso de Acessibilidade (www.congressodeacessibilidade.com ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...